Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2018

PARABÉNS AOS 101 DO 1º BATALHÃO DANIEL DE QUEIROZ DA CAPITAL DE MATO GROSSO.



A Diretoria da FECONSEG MT e a UNICONSEG&SCO, por mais que não tenha sido convidada para participar do aniversario em comemoração aos 101 anos do Batalhão Histórico do Mato Grosso, desejamos todo sucesso ao Comandante e todos os Oficiais, Graduados e Praças que compõe esta unidade de Segurança Publica da Gloriosa Policia Militar.
Batalhão Daniel de Queiroz, mais conhecido como 1º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso, localizado na Avenida XV de Novembro, no Bairro Porto em Cuiabá-MT, completou 101 anos de fundação neste mês e atende 32 bairros da Capital e uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. Mais que história, a unidade é peça fundamental para a segurança pública do estado.
A principal área de atuação do 1º Batalhão é na região central de Cuiabá, onde, as ocorrências mais comuns são crimes de roubos e furtos. Por isso, o trabalho em torno do comércio, principalmente em horário comercial, é intensificado. Devido ao grande número de pessoas que transitam pelo Centro da cidade, os policiais atuam em dois focos: o operacional e o comunitário.
História
O Decreto estadual de número 08, de junho de 1917, o mesmo que reorganizou e denominou a polícia local de ‘Força Pública’ e instituiu o Comando-Geral, criou os dois primeiros batalhões do Estado, o 1º, com sede em Cuiabá, e o 2º, em Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul.      
O nome ‘Batalhão Queiroz’ é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante.
O prédio é tombado como PATRIMÔNIO HISTÓRICO estadual. Além de sediar um batalhão com mais de 230 policiais, lá funciona o Museu da Polícia Militar, onde estão guardadas as relíquias (antigas armas, uniformes, insígnias entre outros) da policial militar mato-grossense.

EXEMPLO DE LIDERANÇA COMUNITÁRIA 
Parabenizamos a nossa grande líder comunitária e Diretora Eunice Monteiro pelos relevantes trabalhos prestados em sua área de abrangência da região do Moinho. Desejamos toda força em sua recuperação de sua saúde.

Eunice mesmo no seu repouso esta mantendo contato com toda comunidade local e exercendo seu grande papel de líder comunitária e Diretora da UNICONSEG&SCO.
Com todos os esforços de sempre trabalhar em parceria com as instituições de segurança publica, a Presidente do CONSEG do Moinho Eunice Monteiro se desmotiva em saber que reuniões são marcadas pela Policia Militar sem menos que ela tomasse ciência, nem sua diretoria local.
Onde está a policia de aproximação que tanto se prega, onde está a parceria e o companheirismo? Nada justifica essa falta de comunicação uma vez que temos representatividade em nossa comunidade e no Estado. 

A comunidade está me ligando e passando mensagens perguntando "Porque estão fazendo isso?", digo apenas,  interessados em aproveitar da minha ausência temporária onde eu não possa estar presente para defender a minha comunidade, deixando as lideranças constituídas de direito e de fato sem poder fazer uma pré reunião de levantamento da problemática de nossa comunidade em parceria  com o Comandante da Base.

Ontem conversei com o Comandante do 3º Batalhão mas até agora nada da resposta. queremos saber se essas atitudes estão vindo por ordem do Comado Geral, somos 26 bairros e sempre fomos parceiros, nunca houve imposição e sim dialogo entre as forças de segurança pública e a sociedade. A União e a base do sucesso na tomada de decisões, são os princípios que aprendemos  nos cursos ministrados pela SENASP.

O Conselho é responsável por diagnosticar problemas das comunidades, o que possibilita ações estratégicas preventivas na área de segurança pública. São realizadas reuniões periódicas entre representantes das comunidades, igrejas, escolas, organizações policiais etc, com o intuito de discutir tais problemas. São importantes porque fazem parte da perspectiva segundo a qual os problemas de segurança são responsabilidades de todos e não apenas das organizações policiais. Possibilita também um conhecimento mais aprofundado das questões das comunidades, o que leva a atividades preventivas. Finalmente, satisfaz às demandas democráticas de participação dos cidadãos nas questões de seu interesse
Sabemos que segurança pública é dever do Estado porem responsabilidade e direito de todos, mas se não querem nossa presença para discutir um problema da comunidade onde moramos a anos, ou ate mesmo discutirmos um projeto de ações preventivas juntos com o terceiro setor sem distinção de classes, cabe a mim eu Eunice Monteiro Presidente do CONSEG região Moinho respeitar a decisão e buscar novos parceiros que nos convide para juntos construirmos projetos de segurança publica comunitária. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário