Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2018

Filosofia de Policia Comunitária de 2015 a 2018 no Estado de Mato Grosso evoluiu?


 
Observa-se que a participação popular nos mais variados setores da sociedade vem aumentando de forma expressiva. É notório, ainda, que quanto mais a sociedade tornam-se democratizadas, mais a participação popular tem função decisiva para gerar qualidade de vida às pessoas.

Nesse contexto, falar em Segurança Pública também implica pensar os mais diversos setores e atividades sociais em que a participação e colaboração dos cidadãos é fundamental. Para isso, a Segurança Pública deve enfatizar um caráter que ultrapasse os paradigmas clássicos de abordar a criminalidade como uma competência exclusiva do aparato estatal, preocupando-se com um novo modelo de trabalho policial amparado pela filosofia de Polícia Comunitária.

Esta filosofia proclama a interação entre a polícia e comunidade e neste aspecto torna-se o alicerce fundamental na resolução dos problemas de Segurança Pública, organizando a comunidade, auxiliando a polícia, promovendo programas educativos de informação, buscando exaltar alguns direitos até então desconhecidos pelos cidadãos e construindo-se um verdadeiro fórum de reivindicações da comunidade.

A filosofia de “Polícia Comunitária” tem nos últimos anos, se mostrada eficaz no trato com os problemas relacionados à Segurança Pública, seja de cunho social, político, econômico, etc., ou buscando alternativas junto com a comunidade a fim de garantir a segurança pública em cada região. 

Diferente do Estado de Mato Grosso onde a gestão do Governador Pedro Taques desde quando assumiu só fez rebaixar a Coordenadoria de Policia Comunitária para Gerencia.
Não contentando com o problema já causado, colocou administradores que não contribuíram para o crescimento do trabalho da filosofia de policia comunitária tentando implantar um decreto doutrinário que teve seu fim com um belíssimo trabalho da FECONSEG MT e UNICONSEG MT junto aos Deputados da Assembléia Legislativa que sustaram o decreto do executivo por um decreto legislativo devolvendo a liberdade de associação aos CONSEG.


Desta forma os Conselhos Comunitários de Segurança Pública passaram a ter sua autonomia conforme a Constituição Federal determina.

Porem não contente com a resposta que os nobres Deputados Estaduais deram ao executivo onde jamais poderá ter interferência Estatal junto aos CONSEG por se tratarem de Sociedade Civil de Direito Privado, membros de forma esdrúxula fizeram denuncias sem fundamentos ao ponto de até assinarem por outras pessoas, tudo isso com intuito de beneficiar a gestão governamental.
Mas em 2018 o Ministério Público do Estado de Mato Grosso de forma corretíssima pautada na lei mais uma vez deu a liberdade da sociedade civil organizada.

A FECONSEG MT presidente Valdir Farinha em parceria com a UNICONSEG Presidente Danillo Moraes juntamente com todos os seus Diretores em mais de 18 municípios de nosso Estado estando presente em 80% das Regionais vem contribuindo com a sociedade em diversas áreas. Desde construções, reformas em Batalhões, Delegacias, Núcleos, Companhias, Ações Integradas, Projetos Sociais Preventivas e Educativas, Auxilio Alimentação e diversas outras atividades. Os grandes parceiros são o Ministério Público, Judiciário, Policia Judiciária Civil, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal de Várzea Grande.

Mesmo com tantos problemas causados por essa gestão que se encerra dia 31 de dezembro de 2018, não nos deixamos abater e continuamos trabalhando para atender os municípios. Exemplo que em 2019 já começamos a reforma no Núcleo de Policia da Cidade de Barão de Melgaço e dinheiro já esta em caixa para inicio das obras.

Ação é proveniente de projeto da Diretora da UNICONSEG Mac Suelen representante de Barão de Melgaço junto ao Judiciário da Cidade de Santo Antonio de Leverger e a FECONSEG MT.
Em 2019 vários projetos estarão sendo executados de forma padrão nos diversos municípios onde a FECONSEG MT e a UNICONSEG estarão trabalhando em parceria e auxiliando o terceiro setor para que possam trabalhar de forma legalizada, registrada e tendo sua personalidade jurídica.  

Estamos prontos para trabalhar em parceria com a nova Gestão do Governador Mauro Mendes, bem como com o novo Secretario de Segurança Pública Dr. Alexandre Bustamante.

Bom que todos são conhecedores de direto e não vão querer repetir a cena drástica que a antiga gestão fez, onde causou um desgaste ate mesmo para o governo, sendo estampado em todas as mídias com o famoso decreto de cabresto como ficou conhecido.


A FECONSEG MT e UNICONSEG juntos realizaram duas audiências publicas sendo uma com participação de representantes nacionais uma reunião concentrado de segurança com o Secretario de Segurança e 5 reuniões de diretorias, as reuniões e audiências foram realizadas na assembléia legislativa sendo transmitida para todos estado e publicada nas redes sociais. 




Trabalhamos com transparências para que todos possa tomar ciência dos trabalhos realizados. 




  






Nenhum comentário:

Postar um comentário